Golpe artigo 171 estelionatário.
O golpe conhecido como "romance scammer" ou estelionato sentimental virtual envolve estelionatários que fingem ser quem não são para enganar suas vítimas.
→ O golpista se aproxima da vítima enviando mensagens nas redes sociais, fingindo ser uma pessoa bem-sucedida. Ele envia mensagens diárias, demonstrando atenção e carinho, e faz ligações para parecer real. Quando conquista a confiança da vítima, inventa desculpas para pedir dinheiro emprestado para uma emergência.
Segundo dados da pesquisa da organização “Era Golpe, Não Amor", 4 em cada 10 brasileiras dizem já ter sofrido algum golpe de namoro virtual ou conhecem alguém que foi vítima.
Apesar de nem todos os casos acabarem em perda financeira, existem também outras consequências, como a desistência de procurar alguém para se relacionar ou até mesmo a necessidade de procurar por ajuda psicológica e casos de depressão após o golpe.
Veja algumas dicas importantes para prevenção:
• Evite revelar detalhes pessoais logo no início do contato. Isso inclui informações como se você mora sozinha ou detalhes sobre sua rotina diária.
• Muitos golpistas usam fotos que não pertencem a eles. Sempre pesquise o nome do perfil em buscadores e redes sociais para verificar a consistência das informações.
• Cuidado com e-mails e mensagens suspeitas. Não abra e-mails ou anexos de remetentes desconhecidos ou suspeitos.
Lembre-se de que essas dicas não garantem 100% de proteção, mas são passos importantes para evitar cair em armadilhas dos “golpistas do amor”.
Ao perceber que foi vítima de um golpe, é muito importante que você preserve as provas do crime, como prints de conversas (foque naquelas envolvendo os pedidos de ajuda financeira e/ou ameaças), comprovantes de transferência, depósitos, PIX, prints de perfis mantidos pela pessoa nas redes sociais, número do telefone celular utilizado pelo golpista, se for o caso, etc.
Você pode fazer um Boletim de Ocorrência, ou solicitar um pedido de instauração de inquérito policial.
Comentários
Enviar um comentário